Notícias

Qual será o destino das torres de escritórios após a pandemia?

16/05/2020 - "Nunca haverá um retorno à normalidade", prevê Alex Ham, um dos CEOs da Numis Securities. Ir ao escritório de segunda a sexta "não vai voltar", diz ele

noticias

Os arranha-céus e seus inúmeros escritórios ainda têm futuro? A explosão do trabalho remoto em meio à pandemia está mostrando um novo caminho para as empresas, que o veem como uma fonte de economia, embora signifique uma modificação profunda do entorno laboral.

Desde o início do confinamento, os bairros comerciais foram esvaziados, deixando uma impressão de fim do mundo, como em Canary Wharf, no leste de Londres, ou em La Défense, no oeste de Paris.

Mesmo com a retomada gradual do trabalho, agora é seu futuro que pode estar em jogo, assim como o de seus arranha-céus e de outras torres, símbolos do capitalismo moderno e do poder das multinacionais.

Jes Staley, gerente do banco britânico Barclays, cujas instalações imponentes e luxuosas ficam em Canary Wharf, acredita que “colocar 7.000 pessoas em um prédio pode ser uma coisa do passado”.

“Encontraremos maneiras de operar remotamente por um longo tempo”, diz ele, resumindo a mentalidade de muitos executivos de multinacionais que confirmam o sucesso do trabalho remoto durante a pandemia.

A montadora francesa PSA está considerando torná-la “referência” para suas atividades fora da produção, ou seja, milhares de pessoas. A rede social americana Twitter está considerando permitir que alguns funcionários trabalhem em casa de modo permanente.

“Essa pandemia mostrou que a tecnologia permite trabalho remoto. Acho que a verdadeira revolução virá de uma mudança na mentalidade dos gerentes sobre como pensar em flexibilidade”, diz a executiva Cydney Roach, da consultoria americana Edelman.

“É difícil saber aonde isso vai levar, mas os funcionários terão que participar da busca de soluções”, diz ela.

Obviamente, nem todos os setores podem aplicar e manter essa prática, que acabou se impondo em massa ao longo da pandemia.

A gigante britânica de publicidade WPP colocou quase 95% de seus 107.000 funcionários no modo de teletrabalho e continuou a oferecer seus serviços a seus clientes.

A incorporadora imobiliária britânica Land Securities, que tem uma forte presença na City de Londres, estimou recentemente que apenas 10% de seu espaço de escritório está sendo usado.




Fonte: Exame.Negócios

Informe o número correto
icone-whatsapp 1

Sobre Nós

Contato

www.redeciaimoveis.com.br © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias

Esse site utiliza cookies para garantir a melhor experiência e personalização de conteúdo. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.